Um grupo de residentes e naturais de S. Miguel D'Acha, decidiu em Novembro de 2005 unir-se na defesa de um prato típico da freguesia, o soventre. A grande amizade pela terra, a vontade em não deixar perder esta tradição e divulgá-la, faz parte do sentimento colectivo que fundou a "Confraria do Soventre". Esta, é uma associação de cariz gastronómico que tem como objetivo a divulgação do prato com o mesmo nome.

Preservar e divulgar esta especialidade gastronómica da freguesia de S. Miguel D'Acha, no concelho de Idanha-a-Nova, é o principal objectivo da Confraria do Soventre, que se apresentou publicamente no dia 3 de Fevereiro, na sede da Associação Cultural e Recreativa "Ache".

 

 

Soventre

 

O Soventre é uma especialidade confeccionada à base de carne de porco que esteve muito em voga durante os anos 40 e 50!

De raízes ancestrais (sem que se saiba a origem), esta iguaria é um dos muitos pratos que tem como base os chamados aproveitamentos do porco, confecionado antigamente só quando havia "matações". O mesmo é dizer que só se podia degustar num curto período de poucos dias de cada ano.

Atualmente esse problema não se coloca pois os matadouros conseguem fornecer diariamente, os produtos essenciais para a sua elaboração: o sangue de porco, as miudezas à base de fígado e do chamado "bofe" também de porco, bem como o toucinho da barriga, tudo apaladado com os devidos temperos, em que predomina o cominho, especiaria de todos conhecida e muito comum em pratos à base de porco.

Infelizmente, este prato não se encontra disponível nas ementas dos restaurantes regionais.